domingo, julho 14, 2024

Quem sou eu

Olá!!!

Se você chegou até aqui deve estar curioso para saber quem é essa Bruna com um sobrenome esquisito que começou a falar sobre finanças, acertei? Antes de me apresentar já te deixo as boas vindas e espero que essa não seja a última vez que você vai ler ou ouvir o meu nome.

Eu sou formada em economia pela UFPR, trabalho em um banco e comecei a minha vida de trabalhadora dando aulas, para crianças e de inglês. Por muito tempo eu achei que não fosse boa em nada do que fazia e isso me atrapalhou pra caramba. Além desse breve histórico profissional tenho que dizer que uma das minhas paixões é viajar e por isso eu comecei na internet com um blog, que ainda existe, chamado Viajantes por Opção. Ele começou como um diário de memórias, mas depois acabou se tornando um dos vários guias que tem por aí. E talvez tenha sido esse o motivo do me entusiasmo ter diminuído. Eu gostava de escrever sobre as minhas percepções e apenas replicar horários de funcionamento de atrações não era o meu forte.

Além disso eu percebi, com alguns anos de atraso, que o conteúdo que eu consumia na internet não era sobre viagens. Cada vez mais o meu interesse foi se voltando para a área em que eu me formei, economia.

Tenho que dizer que a escolha da economia não foi a primeira. Antes de mais nada eu queria ser arquiteta e cheguei a fazer dois anos de faculdade, mas por falta do precioso dinheiro, para pagar os boletos da mensalidade todos os meses, eu acabei mudando de direção.

A escolha do que fazer em seguida foi no mínimo ingênua, para não dizer burra. Preciso passar em uma universidade federal e já tenho histórico de 2 anos sem conseguir as notas em desenho para entrar em arquitetura. Pensei em Administração mas acabei caindo em Economia. A lógica foi a seguinte: eu sempre fui uma pessoa econômica, posso me dar bem.

Que engano! A faculdade não tinha nada a ver comigo, apesar de eu ter sempre notas boas. A parte de Educação Financeira e Investimentos que eu esperava ver na faculdade nem de longe eu encontrei. Frustração define. Eu saí de lá tirando boas notas para passar de ano mas não tive uma visão de mundo como eu tenho agora.

Os últimos meses na internet me fizeram entender coisas que anos de faculdade não conseguiram. E, voltando às origens, eu comecei esse blog/canal para transmitir o que estou aprendendo por aí. Eu cometi muitos erros, e ainda cometo, mas estou no processo para que toda a complexidade da economia possa ter impactos cada vez menores nos meus objetivos.

Esse será um local de troca de experiências, burradas e acertos. Eu ainda tenho um impostor aqui dentro que diz que eu não sou capaz de fazer o que eu estou me propondo aqui, mas começar é o melhor jeito de baixar essa voz.

Mais uma vez seja bem vindo a essa troca de conhecimentos sobre finanças e também um pouco sobre desenvolvimento pessoal. Afinal eu acredito que com pitadas disso na nossa vida ela pode ser muito melhor.

Ah, e sobre o meu sobrenome estranho, tenho que dizer que Odppes é um sobrenome de origem ucraniana e ele é tão incomum que cada um dos irmãos do meu avó tem ele escrito em uma grafia diferente. Pode chamar de “Ópis” (o possivelmente certo) ou de “Ódepes” (o que faz mais sentido). Já tô acostumada com os dois.

Um abraço e até logo!

Bruna Odppes

Bruna Odppes Educação Financeira