domingo, julho 14, 2024
Planejamento Financeiro

Desafio das 52 Semanas: Poupe e Transforme sua Vida Financeira

Se você resolveu encarar o desafio das 52 semanas, saiba que está prestes a transformar sua vida financeira. Se você começar a poupar com apenas cinco reais pode resultar em um acúmulo significativo de dinheiro ao final do ano.

R$ 6890 Reais em um ano

O conceito do Desafio das 52 semanas é simples: poupar gradualmente ao longo do ano, aumentando o valor a cada semana, para criar o hábito de economizar, poupar e investir. Geralmente iniciado com cinco reais, você pode adaptar o desafio de acordo com sua condição financeira, começando com valores menores, como por exemplo dois reais ou até um. O Desafio é seu, você manda no valor!

Se optar por iniciar com cinco reais, ao final do ano, terá acumulado a surpreendente quantia de R$ 6.890,00. Imagine o que você pode fazer com esse dinheiro! Comprar presentes de natal? Pagar um curso de idiomas? Manter em um investimento para a sua Reserva da Tranquilidade?

Lembre-se, a ideia do Desafio não é apenas acumular dinheiro para gastar depois, mas desenvolver o hábito de poupar.

Como Funciona o Desafio?

A mecânica é simples: você vai começar a primeira semana poupando e investindo dez reais. Pode ser na poupança mesmo. Na semana seguinte você aumenta o seu aporte para dez reais, na terceira semana precisa guardar quinze reais e a cada semana que passa você aumenta o valor do seu aporte em cinco reais.

Se você escolher valores menores como um ou dois reais, o desafio funciona da mesma maneira. Na primeira semana você investe um real, na segunda dois reais, na terceira três reais e assim segue até a quinquagésima segunda semana.

Ao final de um ano, você terá alcançado uma soma considerável.

Se o valor semanal começar a parecer alto demais para suas finanças em algum momento, é possível travar o desafio naquele valor ou até descer um degrau. O que você não pode é desistir.

A regularidade nos aportes é o segredo para desenvolver o hábito de poupar.

Por que fazer o Desafio das 52 semanas?

Assim como a gente se sente tentado a fazer algo quando alguém duvida de nós, quando pensamos em um desafio também aparece a vontade de encarar a proposta. Quem quer começar a investir e ainda não conseguiu criar esse hábito pode usar o Desafio das 52 Semanas como um jogo, no qual você vai passando de fase a cada semana. A regularidade nos aportes é fundamental, e o retorno dos investimentos será a sua recompensa.

Para te ajudar nessa jornada eu preparei uma planilha, que você pode baixar clicando aqui embaixo.

Você também pode convidar um amigo para fazer o desafio das 52 semanas junto com você. Quando temos companhia é muito mais fácil persistir.

Depois eu quero que você volte aqui para me contar se concluiu o desafio e o que você resolveu fazer com esse dinheiro.

Um abraço e até logo!

Bruna Odppes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *