domingo, julho 14, 2024
Planejamento Financeiro

Consulta de Valores a Receber – SVR do Banco Central

Descubra se Você Tem Dinheiro Esquecido em Bancos: Conheça o Sistema de Valores a Receber do Banco Central

Você sabia que pode ter valores a receber de algum banco? O Banco Central do Brasil possui um sistema que nos ajuda a localizar esses valores esquecidos em instituições financeiras. Este post vai te mostrar como descobrir se você é um dos felizardos que terá acesso a esse dinheiro. Mas é bom já deixar claro que as expectativas são maiores do que a realidade. A maioria das pessoas que eu conheço ou não tinham valores disponíveis, ou tinham apenas centavos. Mas como consultar é de graça, não custa sonhar né?

O que é o Sistema de Valores a Receber (SVR)?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi desenvolvido para que pessoas físicas e jurídicas possam consultar e receber valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras. Esses valores podem ter várias origens, como saldos remanescentes em contas correntes ou poupança encerradas, que você pode ter aberto lá quando era bem jovem e depois esqueceu completamente.

Você também pode ter desistido de algum consórcio e nem se deu conta de que o grupo já encerrou e que você poderia ter valores a receber, ou então pode ter saldo de tarifas e encargos que foram cobrados indevidamente na época e que o banco devolveu, cotas de capital em cooperativas de crédito e outros valores diversos, só esperando que você os descubra.

Como consultar os valores a receber (SVR) no site do Banco Central?

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do Banco Central – www.bcb.gov.br Já na primeira tela, na opção serviços – cidadão, clique no link Consulta Valores a Receber. Na próxima tela você também vai clicar em Consulte Valore a Receber e será direcionado para o único site oficial de consulta.

Consulta de valores a receber

Pode perceber que no seu navegador estará escrito valoresareceber.bcb.gov.br ou valoresareceber.bcb.gov.br/público É importante acessar com o site correto para não cair em golpes.

Valores a receber banco central

Utilize seu CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para empresas) para realizar uma consulta inicial gratuita, que informará se há valores a receber. Caso existam valores, será necessário fazer login no Portal Gov.br. Se ainda não possui cadastro, será preciso se cadastrar gratuitamente.

SVR valores a receber bcb

Como podem ver, eu não tinha valores a receber, mas caso você tenha, o sistema fornecerá instruções específicas para o agendamento do resgate dos valores. Siga essas orientações cuidadosamente. Dependendo da instituição financeira onde os valores estão, o resgate poderá ser feito diretamente na conta indicada por você ou conforme outras instruções específicas da instituição.

Mesmo que nada aparece disponível para você na consulta inicial, faça outras pesquisas regularmente, especialmente se você mudou de banco ou fechou contas recentemente.

Não caia em golpes!

Os golpistas não brincam em “serviço” e sempre tem algum espertinho querendo tirar o nosso dinheiro, então não dê bobeira.

  • Sempre utilize o canal oficial para a consulta, que é o site do Banco Central do Brasil, conforme as instruções desse post. Lembre-se que a consulta de valores a receber é gratuita e muito simples.
  • Desconfie de quem te cobra por isso.
  • O Banco Central não envia links e nem entra em contato com você para confirmar dados.
  • O canal oficial é o site, caso receba algo por e-mail, whatsapp ou outro tipo de mensagem, desconfie.
  • Ninguém nunca te pedirá a sua senha, nem a instituição que tem valores para te pagar, se for o caso. Esteja sempre atento!

    O Sistema de Valores a Receber do Banco Central é uma excelente iniciativa para devolver aos cidadãos e empresas valores que muitas vezes são esquecidos. A consulta é simples, rápida e pode resultar em uma agradável surpresa financeira.

    Um abraço e até logo!

    Bruna Odppes

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *